CÓDIGO: WROSE
EXAME: WAALER ROSE
SINÔNIMOS: CBHPM – 40307867

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 1 dia útil
MÉTODO: HEMAGLUTINAÇÃO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 48 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras de soro com hemólise, lipemia e contaminação bacteriana. Amostras de plasma também não devem ser utilizadas porque o fibrinogênio pode causar aglutinação inespecífica. 

Interpretação
O Fator Reumatoide é um dos marcadores mais úteis clínicos da artrite reumatoide no soro. Fator reumatoide é o termo utilizado para descrever uma variedade de anticorpos (IgM, IgG, IgA e IgE), que podem se ligar ao fragmento Fc de uma imunoglobulina G. São, portanto, uma anti-imunoglobulina. O Waaler Rose é um teste bastante sensível, o qual utiliza hemácias de carneiro revestidas com IgG de coelho purificada e estabilizada. Os Waaler Rose se encontram positivos em cerca de 70 a 80% dos pacientes com artrite reumatoide. Entretanto, não é específico para artrite uma vez que outras condições, como sífilis, LES, mononucleose, hepatites, entre outros podem acarretar resultados positivos, mas na grande maioria das vezes com títulos baixos. 

Esse guia de exames foi útil?