CÓDIGO: TNFA
EXAME: FATOR DE NECROSE TUMORAL ALFA
SINÔNIMOS: TNF-ALFA

MATERIAL: SORO CONGELADO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 16 dias úteis
MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA

Instruções de preparo
Necessário enviar alíquota única.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar congelado.
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 2 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 1 ano congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
As funções biológicas do TNF alfa são a proliferação e a diferenciação celular, tumorigénese, morte celular apoptótica ou necrótica (incluindo certas linhas de células tumorais), atividades imunorreguladoras, metabolismo lipídico, coagulação e função endotelial. Causa a inflamação e estimula a resposta de fase aguda. A desregulação pode estar relacionada a alguns tipos de câncer, lúpus eritematoso sistêmico (LES), psoríase, doenças pulmonares como fibrose cística e asma, doenças do colágeno como artrite reumatoide, rejeição de transplantes, arteriosclerose, resistência à insulina, obesidade e doenças degenerativas.