CÓDIGO: SRETA
EXAME: CULTURA – SWAB RETAL – MANUAL
SINÔNIMOS: CBHPM – 40310124

MEIO(S) DE COLETA: Meio de transporte Stuart

Medicação: Caso o paciente esteja fazendo o uso de antibiótico, deve-se fazer a coleta 48 horas após o término do medicamento tópico e 7 dias no caso de antibiótico oral.
 Outros: Não fazer uso de antissépticos; Manter abstinência de relação sexual nas últimas 24 horas anteriores à coleta; no período anterior à coleta não usar ducha ginecológica.

Coleta Secreção Anal:
Inserir 2 cm o swab dentro do ânus, coletar fazendo movimentos rotatórios. Colocar em meio de transporte apropriado devidamente identificado e encaminhar ao laboratório.

Transportar em temperatura ambiente

A amostra é estável por até 24 horas em temperatura ambiente.

Amostras recebidas em swab sem meio de transporte ou recebidas em meio de transporte cary blair serão rejeitadas;
Amostras com sinais evidentes de contaminação;
Amostras refrigeradas;
Amostras encaminhadas a fresco (em salina).
Amostras sem identificação e amostras que não venham nas condições estabelecidas em guia serão rejeitadas.

O estreptococo beta-hemolítico do grupo B (SGB) é a principal causa de sepse e meningite em recém-nascidos e também causa frequente de pneumonia nestes pacientes. O principal fator de risco para infecção de início precoce pelo recém-nascido é a colonização materna pelo SGB transmitido ao RN no momento do parto e que pode ser prevenida pela identificação e tratamento da gestante colonizada.