CÓDIGO: PTO
EXAME: PROTEÍNAS TOTAIS
SINÔNIMOS: CBHPM – 40302377

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 2 dias úteis
MÉTODO: COLORIMÉTRICO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 10 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
O total de proteínas séricas consiste na soma de todas as proteínas em circulação e é um importante constituinte do sangue. As medições de proteínas totais são utilizadas no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças que envolvem o fígado, os rins ou a medula óssea, bem como outras perturbações metabólicas e nutricionais. Um desvio das proteínas totais séricas do intervalo de referência indica a presença de disproteinemia ou uma perturbação do equilíbrio de água. Ambas as condições podem ser distinguidas através da análise adicional da eletroforese das proteínas séricas e da determinação de hematócritos. Valores aumentados ocorrem em mieloma, macroglobulinemia Waldenströn, desidratação, doença hepática, cirrose hepática, hepatite ativa crônica, neoplasias, hanseníase, leishmaniose, doenças granulomatosas, colagenoses. Valores diminuídos são encontrados na cirrose, insuficiência cardíaca, síndrome nefrótica, neoplasias, enteropatias perdedoras de proteínas, desnutrição, hipertireoidismo, desidratação, desnutrição, hipertireoidismo, queimaduras, doenças crônicas, perda renal, gota, doença de Crohn, doença de Hodking, edema, hipertensão essencial, hipertireoidismo, hipogamaglobulinemia, insuficiência cardíaca congestiva, leucemia. 

Esse guia de exames foi útil?