CÓDIGO: PTF
EXAME: PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES
SINÔNIMOS: CBHPM – 40302385

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 2 dias úteis
MÉTODO: COLORIMÉTRICO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum obrigatório de 8 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 10 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
As proteínas são essenciais para o transporte de diversas substâncias pelo organismo, além da manutenção da pressão osmótica e avaliação do estado nutricional.  A dosagem de proteínas totais e frações significa a dosagem de todas as proteínas presentes no soro e seu fracionamento em dois grandes grupos, um contendo a albumina e outro contendo as demais, mas principalmente, as globulinas.
Valores aumentados ocorrem em hiperimunoglobulinemias, gamopatia policlonal, gamopatias monoclonal. Valores baixos são encontrados na perda proteica, síndrome nefrótica, doença crônica do fígado, desnutrição, agamaglobulinemia.