CÓDIGO: PCOV
EXAME: CORONAVÍRUS 2019 DETECÇÃO POR PCR
SINÔNIMOS: 2019-NCOV, CBHPM: 40314618, COVID-19 DETECÇÃO POR PCR

MATERIAL: SECREÇÃO NASOFARINGE E OROFARINGE
MEIO(S) DE COLETA: Swab nasofaringe
– 2 swabs em 2 mL de salina ou solução fisiológica.

PRAZO: 6 dias úteis
MÉTODO: PCR EM TEMPO REAL

Instruções de coleta
Coleta Secreção Orofaringe/Nasofaringe PCOV19:
Evitar o uso de sprays nasais, ou outros medicamentos de uso local no dia da coleta.
O paciente deve ser informar ao coletador se houve alimentação em um período inferior há 2 horas devido a possibilidade de regurgitar, porém o jejum não é obrigatório.
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados, homogeneizar e acondicionar corretamente.

PROCEDIMENTO DE COLETA PARA SWAB NASOFARINGE E OROFARINGE
A coleta do material deve ser feita por profissional devidamente treinado. Coletar 1 swab para a nasofaringe direita e para a nasofaringe esquerda + 1 swab da orofaringe e colocar os 2 swabs no mesmo tubo estéril fundo cônico (tipo Falcon) contendo 2 mL de salina ou solução fisiológica.

COLETA DA NASOFARINGE:
1) Introduzir delicadamente o swab em uma das narinas até encontrar resistência na parede posterior da nasofaringe realizando movimentos rotatórios.
2) Com o mesmo swab repetir o procedimento de coleta na outra narina.
3) Introduzir o swabs no tubo estéril tipo fundo cônico e identificá-lo com a etiqueta DB.

COLETA DA OROFARINGE:
1) Orientar o paciente para abrir a boca e mantê-la aberta durante a coleta não colocando a língua para fora para evitar a ânsia de vômito.
2) Utilizar o abaixador de língua para expor bem a região de onde será colhido o material.
3) Posicionar o foco de luz.
4) Introduzir o swab estéril na cavidade oral e colher o material.
5) Introduzir o swab no MESMO tubo estéril da nasofaringe.

Atenção as instruções abaixo:
Aceita-se APENAS swab do tipo RAYON (e caso este não esteja disponível aceita-se APENAS o swab do kit swab STUART, não inserir o swab no meio STUART, desprezar o meio após retirar o swab). Não deve ser utilizado swab de algodão ou de outro tipo, pois estes interferem nas metodologias moleculares utilizadas.
Utilizar OBRIGATORIAMENTE tubo estéril de fundo cônico (TIPO FALCON) para acondicionamento dos 2 swabs coletados. Tubos diferentes destes podem gerar extravasamentos, risco de contaminação e necessidades de recoleta.

Instruções de distribuição
Enviar o material refrigerado (2°C a 8°C) por até 72 horas. Caso não haja a possibilidade de enviar o material neste período, o mesmo deverá ser congelado (Inferior a -20°C).

Instruções de estabilidade
As amostras são estáveis refrigeradas (2°C a 8°C) por até 72 horas após a coleta, por até 7 dias congeladas (-20°C) e indefinidamente a -70°C.

Interpretação
O coronavírus 2019 (2019-nCoV) é um novo vírus que causa doenças respiratórias altamente contagiosa de natureza viral grave em humanos e pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva, espirros, tosse, seguido de contato com a boca, nariz e olhos, ou objetos e superfícies contaminados. Este vírus foi identificado pela primeira vez durante uma investigação sobre um surto de doença respiratória em Wuhan, China.
Os sintomas do Covid-19 são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para aumentar a probabilidade de detecção da infecção por 2019-nCoV, recomenda-se a coleta de amostras biológicas do trato respiratório superior e/ou inferior.

Prezados clientes, por gentileza atentar que o prazo do exame deve ser considerado a partir da chegada da amostra na unidade molecular.

Em caso de dúvidas a equipe de assessoria estará à disposição.