CÓDIGO: MUE
EXAME: ANTI-MÚSCULO ESTRIADO
SINÔNIMOS: CBHPM – 40306380

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 8 dias úteis
MÉTODO: IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
Este exame auxilia no diagnóstico da miastenia gravis (MG), doença neuromuscular autoimune caracterizada pela ruptura nas placas terminais motoras dos músculos estriados com prejuízo no sinal de transmissão neuromuscular. Os anticorpos anti-músculo esquelético são mais frequentes em portadores de MG com mais de 60 anos de idade, sendo raros em indivíduos com menos de 20 anos. Além disso, são raramente detectados em indivíduos com câncer de pulmão e síndrome paraneoplásica neurológica. Anticorpos contra músculo estriado reagem com vários antígenos alvo do músculo esquelético estriado, por exemplo, actina, miosina ou titina. Anticorpos contra titina podem ocorrer adicionalmente aos anticorpos contra receptor de acetilcolina (ACHRAB) e podem indicar a presença de timoma além da Miastenia gravis, a pesquisa desses anticorpos é positiva em 80-90% dos casos; sem timoma, porém, o exame se mostra negativo em 70-100% das pessoas com MG. Porém, apenas altos títulos são de relevância diagnóstica, sendo que em títulos baixos são detectáveis na investigação sorológica de pacientes com várias miopatias inflamatórias e pacientes com doença de chagas crônica. 

Esse guia de exames foi útil?