CÓDIGO: MTUBG
EXAME: ANTICORPOS IGG ANTI MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS
SINÔNIMOS: TUBERCULOSE

PRAZO: 15 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 48 horas a temperatura ambiente por até 14 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 1 ano congelada.

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.

Interpretação
As micobactérias são um grupo de bacilos aeróbios que resistem à descoloração com álcool-ácido, sendo essa uma propriedade característica desse gênero. A sorologia para o Mycobacterium tuberculosis pode ser utilizada como um importante complemento diagnóstico. Deve-se lembrar que não podemos utilizá-la como método único para diagnosticar ou afastar a tuberculose. A presença de anticorpos não indica necessariamente infecção ativa ou recente, e crianças tendem a apresentar níveis de anticorpos mais baixos.

Este exame pode ser utilizado para avaliação da vacina BCG.

Esse guia de exames foi útil?