CÓDIGO: LID
EXAME: PERFIL LIPÍDICO
SINÔNIMOS: LIPIDOGRAMA, LIPIDEOGRAMA

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 2 dias úteis
MÉTODO: CONFORME DESCRITO EM CADA EXAME QUE COMPÕE O PERFIL

Instruções de preparo
Bebida alcoólica:  A abstinência é desejável nas 72 horas que antecedem o teste.
 Jejum: Jejum aconselhável de 12 horas
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C)
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
As dislipidemias são caracterizadas por distúrbios nos níveis de lipídios circulantes com ou sem repercussão sobre o território vascular, associadas a manifestações clínicas diversas. Podem ser influenciadas por  distúrbios genéticos e/ou adquiridas. Entre as variáveis ambientais envolvidas na determinação do perfil lipídico incluem-se tabagismo, sedentarismo e dieta baseada na ingestão calórica excessiva, com elevado teor de gordura e colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDLc). Existem também outros fatores envolvidos, porém não controláveis, são eles: idade, sexo, raça e hereditariedade.