CÓDIGO: LATEX
EXAME: FATOR REUMATÓIDE
SINÔNIMOS: CBHPM – 40306860

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 1 dia útil
MÉTODO: AGLUTINAÇÃO DE LATEX

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 8 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
Os “fatores reumatóides” (FR) são autoanticorpos dirigidos contra o fragmento Fc das IgG humanas. A detecção de fatores reumatóides constitui um dos elementos para o diagnóstico da artrite reumatóide. Estes assumem um papel importante no diagnóstico diferencial entre a artrite reumatóide e as outras doenças reumáticas e permitem, além disso, enunciados diagnósticos sem relação à artrite reumatóide, como hepatite, endocardite, infecções parasitárias ou virais. Com o aumento da idade, cresce  a porcentagem de diagnósticos positivos de FR, sem os correspondentes sintomas da doença.