CÓDIGO: K82
EXAME: IGE ESP (K82) – OCUPACIONAIS – LÁTEX  

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 4 dias úteis
MÉTODO: IMMUNOCAP – (FEIA – FLUOROENZIMAIMUNOENSAIO)

Instruções de preparo
Jejum: Não é necessário jejum ou preparos especiais.
 

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C
 

Instruções de rejeição
Amostras fortemente hemolisadas +++. Amostras com tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade.

Interpretação
A interpretação de IgE específica deve ser associada a anamnese e outros exames complementares do paciente. A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco sua ausência a exclui.  Pode observar um resultado negativo em pacientes que são hipersensíveis a alérgenos ocupacionais, nas seguintes circunstâncias:
Os sintomas são mediados sem o envolvimento de IgE;
A amostra foi colhida menos de 2 semanas depois da reação alérgica. Nesse caso, o teste deve ser repetido passadas 2 semanas para confirmar o resultado.
A amostra foi colhida passado um longo período temporal após ter ocorrido a última reação alérgica, pois têm se verificado que a concentração do anticorpo IgE diminui ao longo do tempo.
No teste de alergia ao látex há a possibilidade de reações cruzadas com algumas frutas como: o abacate, Kiwi,  banana . Como é medido a concentração de IgE específica ao látex, reações retardadas tipo IV ou irritações não são detectáveis.    

Esse guia de exames foi útil?