CÓDIGO: HVE
EXAME: HEPATITE E VÍRUS – ANTICORPOS IGG (IGG ANTI-HEV)
SINÔNIMOS: CBHPM – 4033404, HEPATITE  E – ANTICORPOS IGG

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 20 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por 8 horas em temperatura ambiente, por 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C ou por até 3 meses congelada a -20°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras  enviadas em meio inadequado, não identificadas, não armazenadas corretamente e amostras fora do prazo de estabilidade serão rejeitadas.

Interpretação
A hepatite E nunca foi associada a uma doença crônica, no entanto, casos fatais foram descritos em mulheres grávidas. Esta forma de Hepatite viral, com transmissão enteral (via fecal-oral) tem causado surtos em muitos países subdesenvolvidos da Ásia, África e América do Sul ou pessoas que tenham viajado para áreas de infecção prevalente,  estando associada principalmente à ingestão de água contaminada com resíduos fecais. O quadro clínico da hepatite E é semelhante ao da hepatite A, com a ressalva de que em gestantes a presença de formas fulminantes é mais frequente, tendo uma taxa de mortalidade de aprox. 20 a 30%. Parece afetar principalmente adultos jovens, entre 15 e 40 anos. O período de incubação é estimado em 2 a 9 semanas com uma média de aproximada de 45 dias. Os anticorpos IgG permaneceram por mais de 2 anos. As alterações histo-hepáticas consistem em uma necroinflamação, relacionada a mecanismos de imunorreatividade.