CÓDIGO: HPM
EXAME: HELICOBACTER PYLORI – IGM
SINÔNIMOS: CBHPM: 40306925

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 10 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 2 dias refrigerada de 2 a 8 °C, após este período manter congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
 
Interpretação
Helicobacter pylori é responsável por 80-90% dos casos de gastrite e é suspeito de ser um importante cofator para o desenvolvimento de úlceras gástricas e duodenais. Pacientes com exposição confirmada ao H. pylori, muitas vezes mostram resultados sorológicos positivos. Uma vez que os anticorpos persistem por um tempo de retardo após uma infecção, soropositivos também são encontrados em pacientes livres de sintomas. A razão entre os valores soropositivos aumenta com a idade. A detecção de anticorpos anti H. pylori é de interesse para controle de terapia antimicrobiana.