CÓDIGO: HPG
EXAME: HELICOBACTER PYLORI – ANTICORPOS IGG

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 3 dias úteis
MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA

Instruções de preparo
Jejum: Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
 

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 3 dias refrigerada entre 2°C e 8°C
 

Instruções de rejeição
Amostras fortemente hemolisadas +++. Amostras com tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade.

Interpretação
A presença de H. pylori é correlacionada com idade, raça, localização geográfica e condições clínicas. O H. pylori está associado como fator de risco para o câncer gástrico. Uma proporção relativamente grande de doentes que possuem níveis positivos de anticorpos são colonizados, porém em muitos casos, assintomáticos. Portanto, os níveis de anticorpos não se correlacionam necessariamente com a severidade dos sintomas clínicos. Indivíduos com uma infecção aguda por H. Pylori podem não apresentar nenhum anticorpo IGG detectável na fase inicial da infecção. A presença de anticorpos IgG para H. pylori é uma indicação da exposição anterior ao organismo. Deve ser usado uma única amostra para determinar o estado imune do indivíduo.