CÓDIGO: HPA
EXAME: HELICOBACTER PYLORI – ANTICORPOS IGA
SINÔNIMOS: CBHPM – 40306909

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 3 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C, após este período manter congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
O H. pylori é uma bactéria gram-negativa que sobrevive junto às células mucosas do estômago e abaixo da camada de muco gástrico. Ela se protege da acidez gástrica através da reação da urease. A detecção de anticorpos anti H. pylori é utilizada para avaliação diagnóstica e controle do tratamento de gastrite ativa crônica e úlcera péptica. A úlcera péptica é uma das doenças mais comuns, que afeta cerca de 50% da população mundial. O H. pylori é detectado em quase 100% dos adultos portadores de úlcera duodenal e em aproximadamente 80% dos pacientes com úlcera gástrica. Sua correlação com câncer gástrico ainda não está bem estabelecida.