CÓDIGO: HLA27
EXAME: HLA B27 – DETECÇÃO POR PCR

MATERIAL: SANGUE TOTAL
MEIO(S) DE COLETA: Tubo com EDTA (rolha roxa) 

PRAZO: 12 dias úteis
MÉTODO: PCR EM TEMPO REAL

Instruções de coleta
Coletar sangue total em tubo com anticoagulante EDTA. Após a coleta do material, manter o tubo sob refrigeração.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C
 

Instruções de rejeição
Amostras com coletada inadequada (ex.: Heparina), tubo vazado ou não identificado, lipêmicas, fora do prazo de estabilidade, fora da temperatura adequada, altamente hemolisadas e/ou coaguladas serão rejeitadas.

Interpretação
A sigla HLA (antígeno leucocitário humano) se refere a um grupo de antígenos presentes em membranas celulares, os quais são codificados pelos genes do sistema HLA, também conhecidos como genes MHC (Major Histocompatibility Complex) ou CPH (Complexo Principal de Histocompatibilidade). Estas moléculas são expressas nas membranas de praticamente todos os tipos celulares humanos e tem por função a apresentação de antígenos aos linfócitos T. Uma das principais características deste complexo de genes/antígenos está relacionada ao seu extremo polimorfismo na população. O HLA-B27 é um dos antígenos deste sistema, codificado por um dos possíveis alelos (B27) no locus B do sistema HLA (HLA-B). Sua principal relevância clínica e laboratorial está relacionada à sua comprovada associação com diversas espondiloartropatias como a Espondilite Anquilosante (EA), Uveíte Anterior Aguda e Síndrome de Reiter, dentre outras. 

Esse guia de exames foi útil?