CÓDIGO: HIVWB
EXAME: ANTICORPOS ANTI-HIV CONFIRMATÓRIO
SINÔNIMOS: CBHPM – 40307875

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 6 dias úteis
MÉTODO: IMUNOBLOT RÁPIDO E IMUNOENSAIO DE 4ª GERAÇÃO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C, após este período manter congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
O Blot para HIV é utilizado para diferenciar HIV-1 e HIV-2, além de ser um teste confirmatório para amostras reagentes em teste de triagem. Dois tipos do vírus da imunodeficiência humana (HIV) foram descritos como causadores da doença, HIV-1 e HIV-2. Ambos são retrovírus transmitidos por exposição a certos fluídos corporais infectados, principalmente sangue e secreções genitais, além de passagem transplacentária. Infecções por HIV-1 são descritas em todo o mundo, já infecções por HIV-2 são predominantes no oeste da África e alguns países europeus. Os antígenos utilizados no teste são: gp36, gp140, p31, gp160, p24, gp41. De acordo com as bandas formadas com a amostra do paciente é possível analisar a presença ou ausência de anticorpos contra os antígenos testados, e se o paciente está ou não contaminado com um dos tipos do vírus da imunodeficiência humana.