CÓDIGO: HERPS
EXAME: HERPES SIMPLES 1 E 2 – DETECÇÃO POR PCR
SINÔNIMOS: HSV1 ; HSV2; HHV1; HHV2

MATERIAL: DIVERSOS
MEIO(S) DE COLETA: Plasma: Tubo Estéril/PPT/Tubo com EDTA;
Sangue Total: Tubo EDTA (roxo); Líquor: Tubo Estéril;
Secreções: tubo CellPreserv.

* Plasma…..: 2 mL;
  Líquor……: 1 mL;
  Sangue….: 2 mL;
  Secreções: 1 mL.

PRAZO: 8 dias úteis
MÉTODO: PCR EM TEMPO REAL

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e tubos de coleta adequados. A coleta no tubo correto é de fundamental importância para a preservação da integridade do DNA viral das amostras.
 Coleta Líquor Herpes:
Coleta deve ser realizada em um Centro Especializado. Após a coleta do material, transferir o conteúdo da seringa em frasco estéril e manter congelado até o momento do envio.

Instruções de distribuição
Transportar congelado (-20°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 30 dias congelada a -20°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras com contaminação microbiana evidente, fortemente hemolisadas, com volume insuficiente, transporte em condições não ideais de temperatura, amostra em tubo ou frasco não recomendado (ex. heparina) e amostras não identificadas.

Interpretação
O ensaio é direcionado para a detecção do vírus Herpes Simplex Tipo 1 (HSV1) e do Herpes Simplex Tipo 2 (HSV2) em amostras de DNA extraído de secreção endocervical em tubo CellPreserv, plasma coletado em EDTA, Sangue Total (EDTA) e Líquor. O teste é indicado ao diagnóstico e monitorização de infecções por HSV1 e HSV2 e deve ser sempre associado a dados clínicos para conclusão diagnóstica.