CÓDIGO: GTA
EXAME: GASTRINA

MATERIAL: SORO CONGELADO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 6 dias úteis
MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA

Instruções de preparo
Jejum: Jejum por uma noite, preferencialmente 12 horas ou mais.
 Outros: Devem ser suspensos medicamentos a base de atropina e cálcio (à critério médico).
 

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra   e congelar em tubo apropriado.
 

Instruções de distribuição
Transportar congelado (-20°C)
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 4 horas refrigerada entre 2°C e 8°C ou  por até 30 dias congelada a -20°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras fortemente hemolisadas +++. Amostras com tubo inadequado, tubo vazado, tubo não identificado ou fora do prazo de estabilidade.

Interpretação
Os imunoensaios da gastrina desempenham um papel fundamental na identificação de tumores de Zollinger-Ellison (gastrinomas). Estes tumores são tipicamente, embora não invariavelmente, associados a níveis elevados de gastrina, hipersecreção de ácidos gástricos e doença ulcerosa péptica. Em indivíduos em jejum, a gastrina circula normalmente a níveis inferiores a 100 pg/mL, com algum grau de variabilidade de dia para dia. Os níveis de gastrina em jejum em pacientes com síndrome de Zollinger- Ellison são tipicamente muito elevados, significativamente superiores à faixa de referência para indivíduos saudáveis. Podem também ser encontrados níveis elevados em outros estados clínicos. Sempre que a secreção de ácidos gástricos se encontrar de algum modo diminuída, como, por exemplo, nos casos de anemia perniciosa, os níveis de gastrina sofrem um aumento característico e adequado. Hipergastrinemia e hipersecreção de ácidos gástricos podem ser detectadas também na ausência de tumores pancreáticos ou duodenais. Assim, hipergastrinemia sem gastrinoma pode ser detectada em casos de obstrução pilórica com distensão do antro, após vagotomia e em alguns pacientes com doença ulcerosa péptica comum. Visto que cerca de metade dos pacientes com tumores de Zollinger-Ellison apresentam níveis de gastrina em jejum inferiores a 500 pg/mL, a faixa para gastrinoma apresenta uma sobreposição significativa à gama de outras formas de hipergastrinemia.