CÓDIGO: GRAM
SINÔNIMOS: CBHPM – 40310060, GRAM

MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril ou lâmina

MÉTODO: COLORAÇÃO DE GRAM

Colher a amostra de forma asséptica, com os mesmos cuidados da cultura. Preparar esfregaços em lâminas limpas e desengorduradas. Os esfregaços devem ser feitos com movimentos circulares, a partir do centro da lâmina e de forma homogênea e deixar secar. Passar o esfregaço rapidamente 3 a 5 vezes sobre o fogo do bico de Bunsen, para que não se desidratem as células, o que pode prejudicar a correta identificação dos elementos. Em seguida proteger para transporte.

Transportar em temperatura ambiente.

Estabilidade:

Frasco estéril: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
Lâminas: A amostra é estável por até 48 horas em temperatura ambiente.

Lâminas quebradas ou encaminhadas fora de porta-lâminas e lâminas sem identificação das regiões a qual foram colhidas a amostra;
Biópsias e fragmentos encaminhados em formol ou conservantes;                                                                                                                              Material encaminhado em swab com ou sem meio de transporte;
Lâminas com material insuficiente para visualização;
Acondicionamento inadequado, com vazamento de material ou em frasco não estéril;
Amostras que não venham nas condições estabelecidas no guia de exames.

O exame bacterioscópico através da coloração de gram permite um estudo acurado das características morfotintoriais das bactérias e outros elementos (fungos, leucócitos, outros tipos celulares, etc). Presta informações importantes e rápidas para o início da terapia de algumas infecções e estabelecendo o diagnóstico em muitos casos.

Esse guia de exames foi útil?