CÓDIGO: GPP
EXAME: GLICOSE PÓS-PRANDIAL
SINÔNIMOS: CBHPM – 40302040, GLICEMIA PÓS-PRANDIAL

MATERIAL: PLASMA FLUORETADO OU SORO PÓS PRANDIAL
MEIO(S) DE COLETA: Tubo com fluoreto (cinza) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 2 dias úteis
MÉTODO: ENZIMÁTICO

Instruções de preparo
Jejum: Marcar o horário em que foi iniciada a refeição, e caso houver a ingestão de sobremesa, esta deve ser realizada imediatamente após a refeição. A coleta deve ser realizada 2 horas após este horário.
 

Instruções de coleta
Coleta GLIPP:
Soro:
Tubo com gel separador:  Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Esta ação é necessária tendo em vista a diminuição média da glicose sérica de aproximadamente 7% em 1 hora (5 a 10 mg/dL), em virtude da glicólise.
Caso não seja possível realizar a centrifugação em 30 minutos após a coleta, utilizar tubo com fluoreto de sódio, pois inibe a glicólise.

Plasma Fluoretado:
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e acondicionar conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 3 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
A medida da glicemia pós-prandial  corresponde a dosagem de glicose  algum tempo após o consumo de alimentos contendo carboidratos. Este exame serve para avaliar com está a sua secreção de insulina após uma carga de glicose e para triar pacientes portadores de diabetes mellitus. Pacientes com valores acima de 200mg/dL são sugestivos de diabetes. O resultado depende basicamente da quantidade de carboidratos ingeridos, da idade e da condição física do paciente.