CÓDIGO: FLUOR
EXAME: FLUOR FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
SINÔNIMOS: CBHPM – 40313166

MATERIAL: URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril

PRAZO: 4 dias úteis
MÉTODO: POTENCIOMETRIA

Instruções de preparo
Dieta: Concentrações elevadas de flúor na água potável, bem como o consumo de chá, frutos do mar e cremes dentais podem acarretar em valores elevados.
 

Instruções de coleta
Coletar urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana). Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta.
Durante o cadastro do exame serão geradas duas etiquetas, uma para análise do FLUOR e outra para realização da creatinina urinária. As duas amostras deverão ser encaminhadas ao laboratório para o processamento do exame.
Retirar o uniforme antes da coleta.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostra sem identificação, inadequada, insuficiente, com indícios de contaminação evidente, recipiente aberto ou danificado serão rejeitadas.

Interpretação
O flúor elementar é um gás amarelo que combinado ácido sulfúrico produz ácido fluorídrico que é a molécula básica na síntese da maioria dos compostos de flúor. É empregado em processos de fluoração na indústria do alumínio, na fabricação de vidros, ladrilhos, telhas, cerâmica, esmalte e fibra de vidro, como componentes de soluções de limpeza de ferro, cobre, latão, bronze e no polimento de metais.