CÓDIGO: FGR
EXAME: FILAGRINA E PROFILAGRINA – ANTICORPOS
SINÔNIMOS: ANTICORPOS ANTI AKA (ANTI-KERATIN ANTIBODIES), ANTICORPOS ANTI QUERATINA

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 20 dias úteis
MÉTODO: CONFORME DESCRITO EM CADA PARÂMETRO DO EXAME

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 8 horas a temperatura ambiente ou por até 7 dias refrigerada de 2 a 8 °C ou por até 3 meses congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
Os anticorpos antifilagrina podem surgir precocemente no curso da artrite reumatóide (AR), quando freqüentemente ainda não apareceram fatores reumatóides. Na prática, fazem parte de um sistema de anticorpos dirigidos a resíduos citrulinados e podem ser detectados por três tipos de teste: imunofluorescência em esôfago de rato, imunofluorescência em células da mucosa oral, também chamado de antifator perinuclear (APF), e Elisa antipeptídeo citrulinado cíclico.