CÓDIGO: ETAU
EXAME: ETANOL URINÁRIO
SINÔNIMOS: CBHPM – 40313140, ÁLCOOL ETÍLICO

MATERIAL: URINA AMOSTRA ISOLADA
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril

PRAZO: 6 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA GASOSA

Instruções de preparo
Bebida alcoólica: Altera o resultado do exame.
 Outros: Não utilizar antisséptico à base de álcool para a antissepsia durante a coleta, podendo este interferir no resultado do exame.
 

Instruções de coleta
Amostra isolada: Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última miccção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
Álcool Etílico ou etanol é absorvido principalmente pela via oral e a mais importante manifestação da intoxicação é a depressão do sistema nervoso central. Quando o indivíduo tem alterações digestivas e nervosas dizemos que esta ocorrendo uma intoxicação aguda, enquanto na intoxicação crônica temos alterações digestivas, hepáticas, cardiovasculares, sanguíneas endócrinas e psíquicas. A concentração de etanol ingerida, a velocidade de ingestão e a presença de alimentos no trato gastrointestinal podem alterar a taxa de absorção deste álcool, não havendo, um prazo ideal para a realização da coleta para análise. O exame é útil para avaliar a exposição ao etanol mas não possui valor forense.