CÓDIGO: CULUM

MATERIAL: SECREÇÃO URETRAL
MEIO(S) DE COLETA: Meio de transporte Stuart

Outros:
– A coleta deverá ser realizada preferencialmente pela manhã, antes  de urinar ou pelo menos 4 horas sem urinar.
– Preferencialmente a coleta não deve ser feita durante a período menstrual;
– As pacientes com uso de óvulos ou cremes vaginais só devem fazer a coleta após 48 horas (dois dias) do término do tratamento;
– Paciente não deve submeter-se a exame ultrassonografia transvaginal nas 24 horas anteriores à coleta;
– Paciente não deve manter relações sexuais nas 24 horas anteriores à coleta;
– Banhar-se normalmente pela manhã, sem uso de ducha interna.

Instrução de coleta CULU:
Homens: Orientar o paciente para retrair o prepúcio e, exercendo pressão sobre o pênis, voltá-lo à posição original. Repetir a operação caso não seja possível visualizar secreção; remover o excesso de secreção do meato uretral com uma gaze estéril antes de realizar a coleta; introduzir o swab com haste flexível cerca de 2 cm no canal uretral, fazer movimentos rotatórios. O material deve ser encaminhado em meio de transporte.

Mulheres: Inserir um swab fino com haste flexível cerca de 2 cm do canal uretral, fazer movimentos rotatórios e remover o swab. O material deve ser encaminhado em meio de transporte.

Transportar em temperatura ambiente.

Estabilidade CULU:
Material e meio de transporte Stuart/Amies: A amostra é estável por até 24 horas em temperatura ambiente.

Instrução de rejeição CULU:
Amostras recebidas em Swab sem meio de transporte ou salina;
Amostras enviadas em cary blair;
Amostras com sinais evidentes de contaminação.
Amostras sem identificação;
Amostras que não venham nas condições estabelecidas em guia.

Cultura para o isolamento de bactérias Neisseria gonorrhoeae, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Enterococcus sp. e enterobactérias em geral. Este exame não detecta  a presença de determinados micro-organismos como: Chlamydia, Mycoplasma/Ureaplasma e Trichomonas, tais investigações necessitam de mnemônicos específicos.