CÓDIGO: CULIM
SINÔNIMOS: CBHPM – 40310124, CULTURA DE LÍQUIDO CEFALO-RAQUIDIANO

MATERIAL: LÍQUOR
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril ou Placa semeada

A amostra é colhida através de punção lombar ou derivações ventriculares (procedimento médico), sempre que possível deve-se realizar a coleta de três tubos diferentes para que seja possível encaminhar separadamente a amostra para diferentes setores.
Neste caso o segundo tubo deve ser encaminha ao setor de microbiologia, visto que possui a amostra com menor contaminação. O volume mínimo para cultura é de 2mL, entretanto volumes menores podem ser aceitos devido a dificuldade apresentada no procedimento. A Amostra deve ser encaminhada diretamente e o mais rápido possível ao laboratório clinico.

Transportar em temperatura ambiente

A amostra é estável por até 24 horas em temperatura ambiente (19 – 25°C). Placas semeadas: Estável por 48 horas em temperatura ambiente (19 – 25°C).

Amostra recebida em Swab; Amostra recebida em tubo estéril vazada; Amostras sem identificação; Amostras com sinais evidentes de contaminação; Amostras refrigeradas; Amostras recebidas em recipientes não estéril.

O isolamento de qualquer bactéria é um forte indício de meningite, entretanto a recuperação de patógenos pouco frequentes (ex.: estafilococos coagulase-negativo) requer uma melhor correlação clínico-laboratorial para que seja afastada a possibilidade de contaminação da amostra em uma etapa qualquer do processamento.