CÓDIGO: CUBRM
EXAME: CULTURA E ANTIBIOGRAMA – LAVADO BRONCO-ALVEOLAR
SINÔNIMOS: CBHPM – 40310124

MATERIAL: LAVADO BRONCO ALVEOLAR
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril

PRAZO: 7 dias úteis
MÉTODO: CULTURA EM  MEIOS ESPECÍFICOS

Instruções de preparo
Medicação: De acordo com orientação médica.
 Outros: NOTA: Para casos de pacientes com Fibrose cística, com necessidade de colher em swab, cadastrar mnemônico CULEFC.
 

Instruções de coleta
As amostras obtidas vêm diretamente dos bronquíolos e alvéolos pulmonares. Esse procedimento consiste em injetar um volume de NaCl a 0,85% estéril (25 a 30 mL em adultos e 5 a 10 mL em crianças) pelo broncoscópio e lavar os alvéolos.
Coletar o material após a lavagem e um frasco estéril. Várias lavagens podem ser feitas no mesmo alvéolo ou em alvéolos diferentes. Orientar para que as amostras sejam coletadas em frasco distintos. Se as amostras das outras lavagens forem do mesmo local, elas podem ser acondicionadas no mesmo frasco, mas se forem amostras de lavagem de locais diferentes elas devem ser separadas em diferentes frascos e identificadas corretamente. O procedimento deve ser realizado antes que sejam feitas biópsia ou escovado devido a eventual sangramento e é realizado por equipe médica especializada.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras sem identificação, que não venham nas condições estabelecidas em guia, frasco estéril recebido seco/vazado, amostras recebidas em swab, com exceção de pacientes com fibrose cística (neste caso cadastrar como CULEFC), serão rejeitadas.

Interpretação
As infecções do trato respiratório inferior incluem um grande numero de etiologias, principalmente virais e bacterianas, variando clinicamente desde bronquites até quadros graves de pneumonias. O lavado brônquico e uma amostra mais representativa do trato respiratório inferior, portanto menos sujeita a contaminação. Ainda por ser uma amostra liquida permite uma análise semi-quantitativa.