CÓDIGO: CROSG
EXAME: CROMATOGRAFIA DE AMINOÁCIDOS – SANGUE
SINÔNIMOS: CBHPM – 40301672

MATERIAL: PLASMA CONGELADO E PROTEGIDO DA LUZ
MEIO(S) DE COLETA: Tubo heparina

PRAZO: 6 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 Medicação: Evitar o uso de medicamentos, somente com orientação médica. 
 

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Imediatamente após a coleta, manter o tubo refrigerado. Separar o plasma das células por centrifugação, realizar a alíquota e congelar imediatamente em tubo apropriado.
  

Instruções de distribuição
Transportar protegido da luz e congelado (-20°C).
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por 7 dias congelada (- 8°C a -20°C) ao abrigo da luz.
  

Instruções de rejeição
Amostras diferente de plasma, desprotegidas da luz, não transportadas congeladas, visto que alguns aminoácidos e ácidos orgânicos são termoinstáveis, sendo degradados à temperatura ambiente e amostras fora do prazo de estabilidade poderão ser rejeitadas.

Interpretação
Defeitos genéticos no metabolismo ou no transporte dos aminoácidos podem resultar em doenças chamadas “aminoacidopatias”. Quando não tratadas, manifestam-se principalmente por encefalopatia progressiva, retardo mental, convulsões e distúrbios do comportamento. Os declínios significativos tanto na concentração de aminoácidos plasmáticos como na velocidade excretória urinária são raros. As concentrações aumentadas dos aminoácidos plasmáticos e especialmente sua velocidade de excreção urinária são de considerável importância médica, particularmente em recém-nascidos e crianças.