CÓDIGO: CRE24
EXAME: CREATININA URINÁRIA 24 HORAS
SINÔNIMOS: CBHPM – 40301630

MATERIAL: URINA 24 HORAS
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril

PRAZO: 2 dias úteis
MÉTODO: COLORIMÉTRICO

Instruções de preparo
Medicação: Devem ser suspensos medicamentos (á critério médico) a base de captopril, corticosteróides, ácido ascórbico, cefoxitina, levodopa, metildopa e anabolizantes esteroidais.
 Dados: Informar o volume da diurese.
 

Instruções de coleta
Urina de 24 horas:
Desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro, sempre que solicitado.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 4 dias refrigerada de 2 a 8 °C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
As medições de creatinina são usadas no diagnóstico e tratamento de doenças renais e revelam-se úteis na avaliação da função glomerular dos rins e na monitorização da diálise renal. Valores altos de creatinina urinária estão presentes na hipertrofia de massa muscular, jejum prolongado, distrofia muscular, poliomielite, atrofia muscular ativa, hipertireoidismo, miopatia secundária a corticosteroides, necrose muscular aguda, queimadura de 2° e 3° grau afetando músculos. Valores baixos são encontrados em hipotrofia de massa muscular.