CÓDIGO: COPRO
EXAME: PROVA COPROLÓGICA FUNCIONAL
SINÔNIMOS: CBHPM – 40303039, EXAME FUNCIONAL DE FEZES

MATERIAL: FEZES
MEIO(S) DE COLETA: Frasco coletor de fezes

PRAZO: 4 dias úteis
MÉTODO: INSPEÇÃO MACROSCÓPICA, REAÇÕES QUÍMICAS E MICROSCOPIA

Instruções de preparo
Bebida alcoólica: Evitar o consumo durante os 3 dias que antecedem a coleta das fezes de bebidas alcoólicas ou gasosas (refrigerante, água com gás).
 Dieta: É recomendável nas últimas 72 horas (3 dias) que antecedem a coleta, o consumo nas refeições principais (almoço e/ou jantar) quantidades usuais de carne, batata e feijão, e nas outras refeições (café da manhã, lanche da tarde), manteiga e leite.
 Medicação: Evitar o uso de laxantes, supositórios, contrastes ou substâncias digestivas, antiácidos, antiespasmódicos, antiflatulentos, antiinflamatórios, corticóides, aspirina, compostos de ferro e vitamina C, sem orientação médica.
 

Instruções de coleta
Coleta COPRO:
No quarto dia após a dieta, coletar em frasco coletor limpo e seco  todo o volume fecal da primeira evacuação do dia e encaminhar imediatamente ao laboratório.
Evitar contaminação por urina, água ou gordura.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 24 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
O estudo coprológico das fezes visa o estudo das funções digestivas, abrangendo provas de digestibilidade macro, microscópica e exame químico, cujos resultados permitem estabelecer determinadas síndromes coprológicas. A principal função do trato alimentar é garantir ao organismo o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes. O alimento deve ser conduzido ao longo do tubo digestivo a uma velocidade apropriada para que as funções digestivas e absortivas se realizem.

Esse guia de exames foi útil?