CÓDIGO: CLOBA
EXAME: CLOBAZAM, NORCLOBAZAM E RELAÇÃO N/C
SINÔNIMOS: CBHPM – 40301745, FRISIUM, URBANIL

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 15 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA LÍQUIDA / ESPECTROMETRIA DE MASSAS EM TANDEM (LC-MS/MS)

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por 14 dias em temperatura ambiente, por 14 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 60 dias congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
É um derivado benzodiazepínico com efeito ansiolítico, sedativo, tranquilizante e neurodepressor central. Seu mecanismo de ação é similar ao restante dos derivados benzodiazepínicos, sobre o receptor específico das membranas neuronais para potencializar a inibição gabaérgica, facilitando a atividade neurodepressora do neurotransmissor ácido gama aminobutínico (GABA). Utilizado para tratar transtornos por ansiedade, ansiedade associada com depressão mental, sintomas de supressão alcoólica aguda, insônia por ansiedade ou situações passageiras de estresse.