CÓDIGO: CISTG
EXAME: CISTICERCOSE – ANTICORPOS IGG
SINÔNIMOS: CBHPM – 40306658

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 3 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C, após este período manter congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
A cisticercose é adquirida ao ingerir ovos viáveis de Taenia através de água e alimentos contaminados. Após atravessar a mucosa gástrica o embrião atinge a corrente sanguínea alcançando diversos tecidos inclusive o cérebro, onde se desenvolve a cisticerco. No cérebro causa a neurocisticercose, forma mais grave da doença. A sorologia para cisticercose é utilizada na detecção de anticorpos IgG contra Taenia solium e seus cisticercos, esses anticorpos são formados pela reação do sistema imunitário após uma infecção. O teste é realizado em casos de suspeita de infecção ou para o esclarecimento do estado imune do paciente.