CÓDIGO: CHLAM
EXAME: CHLAMYDIA TRACHOMATIS – ANTICORPOS IGM

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 3 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada de 2°C a 8°C, após este período manter congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
A clamídia é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria denominada Chlamydia trachomatis.  A clamídia pode ser transmitida por duas maneiras: pela via sexual (anal, vaginal ou oral) ou de mãe para filho, durante a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto. O IgM anti-Chlamydia trachomatis não é um marcador fidedigno de infecção aguda, pois os pacientes geralmente já tiveram infecções passadas por outras espécies de clamídias porém é útil no diagnóstico de pneumonia por Chlamydia trachomatis em neonatos, onde está presente em quase 100 % dos casos. Quadros com infecções genitais possuem a sensibilidade de apenas 19%.