CÓDIGO: CAM
EXAME: CATECOLAMINAS LIVRES
SINÔNIMOS: ADRENALINA (EPINEFRINA), CBHPM – 40316173, AMINAS URINÁRIAS, AMINOCATECOL EM URINA DE 24 H, DOPAMINA, NOREPINEFRINA, EPINEFRINA E ADRENALINA URINÁRIAS, FEOCROMOCITOMA, CATECOLAMINAS LIVRES, NORADRENALINA NA URINA, NOREPINEFRINA E DOPAMINA URINÁRIAS

MATERIAL: URINA 24 HORAS COM CONSERVANTE HCL 25%
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril com conservante

PRAZO: 7 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC

Instruções de preparo
Dieta: Dois dias antes da coleta de urina o paciente deverá evitar a ingestão de chocolate, baunilha, bananas, frutas cítricas e café.
Medicação: À critério médico, suspender o uso dos seguintes medicamentos: acetominofen, guafenesin, imipramina, inibidores da MAO, lítio, metildopa, morfina, naproxeno (naprosyn), reserpina.
Dados: Informar o volume da diurese.

Instruções de coleta
Urina de 24 horas:  Importante: coletar a urina em um frasco intermediário e transferir para frasco com conservante, limpo, contendo 10 mL de HCl 25% para cada 2 litros de urina (adultos e crianças).
Coletar urina de 24 horas em frasco estéril. Desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início,  a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada, refrigerada e protegida da luz durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e  volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro,  sempre que solicitado.        
Encaminhar ao laboratório urina 24 horas fracionada.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C)
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
As Catecolaminas (norepinefrina, epinefrina e dopamina) são importantes neurotransmissores e hormônios circulantes, controladoras do sistema nervoso central e autônomo. São responsáveis pelas funções de uma variedade de sistemas, como por exemplo, regulação da resposta ao stress, atividade psicomotora, processo emocional, sono e memória. Seu maior uso clínico é no diagnóstico do feocromocitoma, que se origina em 90% dos casos na supra-renal. Esses tumores são causa de hipertensão severa de difícil controle, sendo, em 10% dos casos, malignos. Catecolaminas são compostos lábeis, sendo sua determinação influenciada por uma série de variáveis pré- analíticas com dieta e drogas. Catecolaminas elevadas também são encontradas no trauma, pós-operatórios, frio, ansiedade,suspensão de clonidina e doenças graves intercorrentes.
 

Esse guia de exames foi útil?