CÓDIGO: C19GM
EXAME: TESTE RÁPIDO COVID-19 IGG E IGM
SINÔNIMOS: COVID, CORONA, CORONAVÍRUS

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 1 dia útil
MÉTODO: IMUNOCROMATOGRAFIA

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.
 

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 4 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições em guia e amostras com hemólise grau I e grau II.

Interpretação
O princípio do teste consiste em anticorpos anti-IgG e anti-IgM humano imobilizados na membrana de nitrocelulose, nas regiões teste IgG e IgM, respectivamente. O conjugado contém partículas de ouro coloidal ligadas aos antígenos recombinantes do COVID-19. Durante o teste, os anticorpos específicos anti-COVID-19 presentes na
amostra interagem com o conjugado e migram cromatograficamente através da membrana. Quando encontram as regiões teste, são imobilizados e formam uma linha colorida. A presença desta linha indica um resultado positivo e a sua ausência indica um resultado negativo. Independente do resultado, o ensaio é considerado válido desde que a linha controle apareça.