CÓDIGO: BCRAB
EXAME: REARRANJO GÊNICO QUANTITATIVO BCR/ABL (P210)
SINÔNIMOS: CBHPM – 40503542, CROMOSSOMO PHILADELPHIA

MATERIAL: SANGUE TOTAL OU ASPIRADO DE MEDULA ÓSSEA
MEIO(S) DE COLETA: Tubo com EDTA (roxo)

PRAZO: 10 dias úteis
MÉTODO: PCR EM TEMPO REAL – XGEN RNA/P210

Instruções de coleta
Realizar a coleta utilizando material e meio de coleta adequados de segunda a quarta-feira, homogeneizar e acondicionar corretamente.
Amostras com até 60 horas de coleta serão aceitas sob restrição. Evitar a realização da coleta em vésperas de feriados.
Em casos de Leucemia Linfocítica Aguda, aceita-se preferencialmente aspirado de medula óssea.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C). Acondicionar o material nas bags (bolsas) roxas disponibilizadas pelo DB, pois possibilitam o envio direto dos exames, maior segurança e estabilidade das amostras.
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 48 horas refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Presença de coágulo ou hemólise grosseira, amostras fora da estabilidade, quantidade de amostra insuficiente, avarias no tubo e/ou recipiente do material enviado, tubo com anticoagulante ou conservante inadequado, amostra sem identificação.

Interpretação
***ATENÇÃO *** é imprescindível o envio de no mínimo 3 tubos EDTA (rolha roxa) de sangue periférico ou 2 tubos EDTA (rolha roxa) de aspirado de medula óssea para realização deste exame.

***ATENÇÃO***  o formulário e o pedido médico são obrigatórios e  deverá ser enviado juntamente com as amostras.
 
Este teste quantifica os transcritos do produto de fusão BCR-ABL p210. A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) é a doença mieloproliferativa mais comum, caracterizada pela presença do cromossomo Philadelphia (Ph), que resulta da fusão de parte do oncogene ABL com o gene BCR, proveniente da translocação entre os cromossomos 9 e 22 ou t(9;22). Esta fusão é denominada translocação BCR/ABL existente nas formas p190 e p210, encontradas em tipos distintos de leucemias Ph positivas. Neste teste não é feita a quantificação do transcrito p190, frequentemente associado aos casos de Leucemia Linfoide Aguda (LLA).