CÓDIGO: B2GLA
EXAME: ANTICORPOS IGA ANTI BETA2 GLICOPROTEÍNA 1
SINÔNIMOS: ANTI BETA-2-GLICOPROTEÍNA 1, BETA2-GP, B2GP1, ANTI-B2GP1 IGA, ANTI-ß2-GPI, BETA 2

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 18 dias úteis
MÉTODO: IMUNOENSAIO FLUORESCENTE

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 8 horas em temperatura ambiente, por até 2 dias refrigerada  de 2 a 8 °C, ou por até 30 dias congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.

Interpretação
Anticorpos contra a beta 2 glicoproteína estão presentes em cerca de 75% a 80% dos pacientes com síndrome antifosfolípide (SAF) e se mostram mais específicos e reprodutíveis que os tradicionais anticorpos anticardiolipina, tendo sido, por isso, recentemente incluídos nos critérios de classificação dessa síndrome. Em até 10% dos casos de SAF, os anticorpos anti-ß2-glicoproteína I (anti-ß2-GPI) são os únicos marcadores diagnósticos presentes.