EXAME: ÁCIDO TRANS MUCÔNICO
SINÔNIMOS: ATTM-U = ÁCIDO TRANS, TRANS-MUCÔNICO URINÁRIO, BENZENO, CBHPM – 40316793, ÁCIDO 2,4-HEXADIENODIÓICO. T-TMA. ATTM, ÁCIDO MUCÔNICO
MATERIAL: URINA AMOSTRA ISOLADA
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril
PRAZO: 5 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC
Instruções de preparo
Dieta: Próximo à realização da coleta evitar a ingestão de alimentos que contenham Ácido Sórbico (Sorbato) em sua composição.
Instruções de coleta
Coleta ATRA:
Coletar em frasco apropriado preferencialmente a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 4 horas após a última miccção. Desprezar o primeiro jato de urina e sem interromper a miccção, coletar o jato médio.
Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
Interpretação
O ácido trans,trans-mucônico é um indicador biológico de exposição ao benzeno para avaliar baixas exposições a este solvente no ambiente de trabalho. O benzeno é um líquido incolor, volátil, praticamente insolúvel em água. É empregado na indústria química e petroquímica de calçados e de colas sintéticas. Também é componente na fabricação de gasolina, tintas, removedores, tinturas, inseticidas, plástico, borrachas, detergentes, explosivos e produtos farmacêuticos. O benzeno é biotransformado principalmente no fígado formando, entre outros metabólitos, o ácido trans, trans-mucônico que é excretado na urina.