CÓDIGO: ASPER
EXAME: ASPERGILLUS – ANTICORPOS
SINÔNIMOS: CBHPM – 40306453

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 12 dias úteis
MÉTODO: DUPLA DIFUSÃO E HEMAGLUTINAÇÃO

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente.
 

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por 2 dias em temperatura ambiente, 15 dias refrigerada entre 2°C e 8°C ou por até 1 ano congelada a -20°C
 

Instruções de rejeição
Amostras hemolisadas, lipêmicas ou contaminadas serão rejeitadas.

Interpretação
Aspergillus é um gênero de fungos  que são importantes agentes decompositores de alimentos. Cerca de 16-20 espécies podem infectar o homem podendo levar a óbito, sendo as mais comuns A. fumigatus, A. flavus e A. niger. As manifestações clínicas vão desde reações de hipersensibilidade aspergilose alérgica até formas pulmonares e cerebrais (aspergiloma ou bola fúngica). A sorologia é positiva em 90% dos pacientes com Aspergilomas e 70% dos casos de Aspergilose  broncopulmonaralérgica. Pacientes imunocomprometidos, em uso de corticóides e antibióticos tendem a ter títulos mais baixos ou indetectáveis. Reações cruzadas com Histoplasmose, Blastomicose e Paracoccidioidomicose podem ocorrer. Diagnóstico definitivo de Aspergilose requer visualização ou isolamento do Aspergillus.