CÓDIGO: AQP
EXAME: ANTICORPOS IGG ANTI AQUAPORINA 4
SINÔNIMOS: ANTICORPOS ANTI NMO (NEUROMIELITE ÓPTICA), ANTICORPOS IGG ANTI  AQUAPORINA 4, CBHPM – 40316661, DOENÇA DE DEVIC, NEUROMIELITE ÓPTICA

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 8 dias úteis
MÉTODO: IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
A doença autoimune inflamatória Neuromielite Óptica (NMO, encefalomielite opticospinal, Síndrome de Devic) é uma forma rara do grupo de doenças desmielinizantes adquirida do sistema nervoso central (CNS) com degradação do invólucro isolante, de pelo menos um nervo óptico (neurite óptica nervi) ao mesmo tempo ou em alguns meses depois a medula espinhal (mielites).
A detecção de anticorpos anti-aquaporina 4 serve para diferenciar a neuromielite óptica (NMO) da Esclerose Múltipla (EM), principalmente nos pacientes em fases precoces, que apresentaram um único ataque de mielite longitudinal extensa e que provavelmente vão evoluir para a NMO clássica. O anti-Aquaporina 4 tem 80% de positividade na NMO de Devic e menos de 10% na EM.