CÓDIGO: ANTOT
EXAME: ANTIOXIDANTES TOTAIS
SINÔNIMOS: ANTOX, CAPACIDADE TOTAL DE ANTIOXIDANTES

MATERIAL: PLASMA CONGELADO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo com EDTA (roxo)

PRAZO: 17 dias úteis
MÉTODO: ESPECTROFOTOMETRIA

Instruções de coleta
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e acondicionar conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar congelado.
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 14 dias congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.

Interpretação
Os antioxidantes antioxidantes são substâncias químicas que inibem o processo de oxidação de substratos, agem neutralizando a ação dos radicais livres e atuam, em diferentes níveis, na proteção do organismo, impedindo a formação dos radicais livres.
Em excesso, podem causar danos celulares, levando ao aparecimento de muitas doenças, devido a lesões que podem causar, em diferentes níveis. O estresse oxidativo está associado ao desenvolvimento de muitas doenças crônicas e degenerativas, incluindo o câncer, as doenças cardíacas e a degeneração neuronal, envolvendo também o processo de envelhecimento.
Crianças prematuras apresentam níveis baixos de atividade antioxidante total, tornando-as mais suscetíveis aos radicais livres e levando a complicações. Desta forma, a monitoração do estado antioxidante total em prematuros, para diminuir o uso de terapia com oxigênio, que gera radicais livres é útil.