CÓDIGO: ACORG
EXAME: ÁCIDOS ORGÂNICOS – QUALITATIVO
SINÔNIMOS: CBHPM – 40301192

MATERIAL: PRIMEIRA URINA DA MANHÃ CONGELADA
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril

PRAZO: 32 dias úteis
MÉTODO: ESPECTROFOTOMETRIA – CROMATOGRAFIA GASES/MASSAS

Instruções de coleta
Coletar primeira urina da manhã. Desprezar o primeiro jato de urina, e sem interromper a micção, coletar o segundo jato de urina.
 

Instruções de distribuição
Transportar congelado (-20°C)
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 30 dias congelada a -20°C.

Interpretação
Os ácidos orgânicos compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que possuem átomos de carbono em sua fórmula. Os ácidos orgânicos, de um modo geral, são largamente aplicados a dietas animais, como bovinos, suínos e aves de corte. Essa técnica facilita a digestão de proteínas, a absorção de nutrientes no intestino e diminui o pH estomacal, evitando a proliferação exagerada de micro-organismos patogênicos e melhorando o trânsito intestinal. Com a redução do pH, o trânsito intestinal melhora, a produção e a secreção de sucos pancreáticos é estimulada e a atividade de enzimas proteolíticas é potencializada. Isso interfere diretamente no desenvolvimento animal. O organismo humano produz alguns tipos de ácidos orgânicos, no entanto, podem ocorrer  rros no metabolismo desses compostos, que são os casos das acidemias e acidúrias orgânicas. Essas doenças são hereditárias e se caracterizam pelo acúmulo de ácidos orgânicos e derivados nos tecidos, sangue, urina, além de outros líquidos corpóreos.

A relação de acidos orgânicos estudados corresponde ao seguinte perfil:
Ácido acetoxiacético, Ácido cetoisocaproico, Ácido adípico, Ácido cetoisovalérico, Ácido etilmalônico, Ácido ceto 3 metilvalérico, Ácido glutárico, Ácido lático, Ácido 3 hidroxibutirico, Ácido 3 metilglutárico, Ácido 2 hidroxiglutárico, Ácido metilmalônico, Ácido 2 hidroxivalérico, Ácido orótico, Ácido hidroxi 3 metilglutárico, Ácido sebácico, Ácido hidroxifenil láctico, Ácido subérico, Ácido hidroxifenil pirúvico, Ácido pirúvico.

*O valor de referência para este exame corresponde a um Perfil cromatográfico normal.