CÓDIGO: AACHI
EXAME: ANTICORPOS ANTI CHIKUNGUNYA IGG E IGM
SINÔNIMOS: CBHPM: 40324176

MATERIAL: SORO
MEIO(S) DE COLETA: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)

PRAZO: 6 dias úteis
MÉTODO: ENZIMAIMUNOENSAIO

Instruções de preparo
Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas.

Instruções de coleta
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
Chikungunya é uma doença febril aguda causada por um arbovírus, o vírus Chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. A transmissão ocorre através picada de um mosquito infectado, sendo o Aedes o mais conhecido vetor. O período de incubação pode variar de 1 a 12 dias e os principais sintomas são: febre alta (acima de 38,9°C), com início súbito e duração de vários dias, acompanhada de dor de cabeça, dor nas costas, calafrios, mialgia, náuseas e vômitos.
O diagnóstico inclui sorologia, cultura viral e técnicas moleculares (RT-PCR). Os testes sorológicos incluem o ELISA ou Imunofluorescência Indireta. A IgM se torna positiva 5-7 dias após o início e atinge seu nível mais alto de três a cinco semanas após o início dos sintomas e podem persistir por aproximadamente dois meses.