CÓDIGO: 5HIAC
EXAME: ÁCIDO 5 HIDROXI INDOL ACÉTICO
SINÔNIMOS: CBHPM – 40305112; 5-HIAA, METABÓLITO DE SEROTONINA, TUMOR CARCINOIDE, ÁCIDO 5 OH INDOL ACÉTICO NA URINA; METABOLISMO DA SEROTONINA, ÁCIDO 5-HIDROXIINDOLACÉTICO (5HIAA) NA URINA

MATERIAL: URINA 24H COM CONSERVANTE HCL 25% PROTEGIDO DA LUZ
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril com conservante protegido da luz.

Transferir e enviar em tubo âmbar de 5 mL.

PRAZO: 8 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC

Instruções de preparo
Preparo 5HIAC:
Bebida alcoólica: Evitar a ingestão.

Dieta: Evitar ingerir banana, abacate, chocolates, berinjela, tomates, amendoim, kiwi, abacaxi, ameixa e nozes.

Medicação: Suspender o uso de acetaminofeno, salicilatos, fenacetina, xaropes para tosse, naproxeno, mefenesina, metocarbamol, imipramina, isoniazida, inibidores da mao, metenamina, metildopa, fenotiazina, à critério médico.

Dados: Informar o volume da diurese.

Instruções de coleta
Coleta 5HIAC:
Urina de 24 horas:  Importante: coletar a urina em um frasco intermediário e transferir para frasco com conservante, limpo, protegido da luz  e contendo 10 mL de HCl 25% para cada 2 litros de urina (adultos e crianças).
Coletar urina de 24 horas em frasco desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início,  a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada, refrigerada e protegida da luz durante todo o intervalo da coleta.
Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro.
Encaminhar ao laboratório urina 24 horas uma alíquota de 5mL em tubo âmbar.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C) em tubo transporte âmbar.
 

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
O 5-HIAA é um metabólito da serotonina usado como marcador de tumores carcinóides, tumores neuroendócrinos que originam-se principalmente nos tratos respiratórios e gastrintestinais. As concentrações do 5-HIAA podem estar normais em tumores carcinóides não metastáticos e na síndrome carcinóide, particularmente, em pacientes sem diarréia. Alguns pacientes com síndrome carcinóide excretam ácidos indólicos não hidroxilados que não são medidos pelo teste do 5-HIAA. O 5-HIAA encontra-se aumentado nos pacientes com má absorção e níveis aumentados de metabólitos urinários do triptofano como na doença celíaca, sprue tropical, doença de Whipple, fibrose cística e em pacientes com obstrução crônica do trato intestinal além de alguns pacientes com tumores de ilhota não carcinóides. Seus níveis exibem uma correlação ruim com a gravidade da doença. Níveis aumentados são observados na gravidez, ovulação e estresse.