CÓDIGO: 17HCT
EXAME: 17-HIDROXICORTICOSTEROIDES TOTAIS
SINÔNIMOS: 17 HIDROXI CORTICOSTERÓIDES, 17 OH CORTICOSTERÓIDES, CBHPM: 40305783

MATERIAL; URINA 24 HORAS
MEIO(S) DE COLETA: Frasco estéril

PRAZO: 15 dias úteis
MÉTODO: CROMATOGRAFIA DE TROCA IÔNICA

Instruções de preparo
Dados: Informar o volume da diurese.
 Outros: Para uma melhor conservação da amostra, é indicado acidificação com HCl concentrado a um pH = 3 a 6.
 

Instruções de coleta
Urina de 24 horas:
Desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi deprezada a primeira urina, no dia seguinte,  este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada e refrigerada durante todo o intervalo da coleta. Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro, sempre que solicitado.

Instruções de distribuição
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
  

Instruções de estabilidade
A amostra é estável por até 24 horas em temperatura ambiente, 7 dias refrigerada de 2 a 8 °C ou por até 30 dias congelada.
 

Instruções de rejeição
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.

Interpretação
Este exame mede níveis urinários de 17-hidroxicorticosteróides (17-OH) – metabólitos dos hormônios que regulam a gliconeogênese. Níveis aumentados podem ocorrer em pacientes com hipertireoidismo e hipertensão grave. O stress extremo induzido por condições tais como pancreatite aguda e eclâmpsia também podem fazer com que níveis urinários 17-OH elevem-se acima do normal.  Níveis urinários baixos de 17-OH podem indicar doença de Addison, hepatopatia e doença renal.